A excelência no Projeto Fénix

Desde a sua implementação no ano letivo de 2008/ 2009, o Projeto Fénix tem-se revelado importante para a melhoria das aprendizagens e para a promoção do sucesso escolar dos alunos do Agrupamento de Escolas Campo Aberto. O projeto primou pela implementação de metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem diferenciadas e personalizadas nas disciplinas de Português e Matemática nas turmas de 4º e 6º anos de escolaridade. Decorridos 7 anos, são notórios os ganhos nas aprendizagens, uma vez que os resultados da avaliação externa nas disciplinas de Português e Matemática foram superiores à média nacional.

O Projeto atingiu um patamar sólido na promoção das aprendizagens dos alunos, com reflexo tangível no seu sucesso escolar. O Agrupamento de Escolas Campo Aberto apresenta atualmente turmas cujo trabalho de desenvolvimento e de recuperação surtiu efeito e que se encontram agora em terreno fértil para alcançar a excelência.

Neste sentido, o Projeto Fénix no ano letivo 2015/ 2016 será implementado nas turmas dos 5º anos de escolaridade, no sentido de promover a excelência, ou seja, serão identificados os alunos das turmas que apresentam caraterísticas e competências que lhes permitam irem mais além e aprofundarem as suas aprendizagens nas disciplinas de Português e de Matemática. Cabe às lideranças da escola, aos docentes das turmas e dos ninhos de excelência, decidir quais os alunos que frequentarão estes ninhos, tendo em conta a cultura da escola, os objetivos e metas traçados no projeto educativo.

 

Equipa AMA-Fénix